Violência contra idosos: concepções dos profissionais de enfermagem acerca da detecção e prevenção

Kênnia Stephanie Oliveira, Francisca Patrícia Carvalho, Lucídio Clebeson Oliveira, Clélia Albino Simpson, Fernanda Thâmara Silva, Ana Géssica Martins

Resumo


RESUMO
Objetivo: Analisar as concepções dos profissionais de enfermagem atuantes em Unidades Básicas de Saúde quanto à detecção e prevenção de idosos violentados.
Métodos: Estudo descritivo, exploratório, qualitativo. Realizado em duas UBS, Mossoró/RN, utilizando roteiro de entrevista semiestruturada, em março a agosto de 2013. Amostra composta por quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Realizada análise de conteúdo.
Resultados: Identificaram-se 4 categorias: Estratégias utilizadas para identificar a violência contra o idoso; Tipos de violências contra o idoso; Conduta utilizada após constatação de uma suspeita de violência; SUS e a problemática da violência contra o idoso. Muitos profissionais reconhecem/desconfiam dos possíveis casos, entretanto, não sabem como proceder. A dimensão do problema exige que sejam realizadas intervenções pragmáticas no meio clínico e no contexto social.
Conclusões: Há necessidade de educação permanente para profissionais e maior comunicação entre as instâncias responsáveis pela denúncia e acolhimento.
Palavras Chave: Violência. Idoso. Enfermagem. Estratégia Saúde da Família.


Palavras-chave


Violência. Idoso. Enfermagem. Estratégia Saúde da Família.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447