A PARTICIPAÇÃO MASCULINA EM GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NO CONTEXTO RURAL

Autores

  • Alessandra Cardoso Vargas Universidade de Passo Fundo-RS
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo-RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.42832

Palavras-chave:

Grupos de Convivência, Estilo de vida, Sociabilidade

Resumo

A participação masculina nos grupos de convivência chama à atenção quando é expressiva, se sobressai no que confere ao contexto rural. O estudo objetivou identificar os motivos da adesão de homens idosos de uma comunidade rural do norte do estado do Rio Grande do Sul a participar do grupo de convivência e as repercussões percebidas neste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas utilizando a análise temática no tratamento. Os resultados remetem para a importância atribuída pelos sujeitos em compor um grupo a exemplo das experiências existentes no entorno. Exaltam as modificações percebidas no seu viver ao adentrar o grupo de convivência e como este influenciou de forma benéfica nas relações cotidianas, ressaltando os aspectos positivos da trajetória de ingresso com destaque para a melhoria das interações, do convívio social e da superação de perdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Cardoso Vargas, Universidade de Passo Fundo-RS

Mestre em envelhecimento Humano (UPF). Graduada em Educação Física (ULBRA)

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo-RS

Doutora em Enfermagem (UFSC). Mestre em Enfermagem (UFSC). Graduada em Enfermagem (UPF). Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo – RS.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Vargas, A. C., & Portella, M. R. (2015). A PARTICIPAÇÃO MASCULINA EM GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NO CONTEXTO RURAL. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.42832

Edição

Seção

Artigos originais