IDOSO: UM PERFIL DE ALUNOS NA EJA E NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Ana Paula Neves Lopes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)-campus Ponta Grossa-PR
  • Viviane Marcowicz Burgardt UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)-campus Ponta Grossa-PR

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.21474

Palavras-chave:

Idosos. EJA. Mercado de trabalho.

Resumo

O presente artigo trata do perfil dos sujeitos idosos que buscam, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma maneira de reinserção ao mercado de trabalho. Procura-se contextualizar o apoio e amparo das Leis, Decretos e Estatutos para com esses idosos, priorizando seus direitos adquiridos e reduzindo os embates construí - dos pelo sistema capitalista que não atende às especificidades e aos anseios desses. Dessa forma, este artigo mostra o distanciamento das políticas públicas educacionais para o atendimento desses sujeitos. O objetivo principal é discutir acerca das consequências e formas de como a sociedade prevê a educação e o trabalho para esses idosos. Nota-se também a importância do uso das novas tecnologias por esses idosos na interação com as outras gerações e ainda pauta-se a educação gerontológica como uma forma mais adequada para atender aos anseios e necessidades dessa parcela da população. A partir de todos esses aspectos pretende-se demonstrar que o idoso é um cidadão ativo e participante, que possui a mesma importância que os demais membros da sociedade. A metodologia de pesquisa para esse referido artigo respalda-se na união do estudo de caso do tipo etnográfico com a pesquisa de levantamento, de cunho qualitativo, numa abordagem exploratória. O texto desse estudo de pesquisa é de extrema relevância, principalmente aos docentes da EJA e demais educadores, visto que necessitam ampliar sua formação nessa área do conhecimento.

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Biografia do Autor

Ana Paula Neves Lopes, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)-campus Ponta Grossa-PR

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialista em Educação Especial e Inclusão Educacional, pela UEPG e Pós-graduanda em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)- Ponta Grossa.

Email:anapaulanlopes@hotmail.com

Viviane Marcowicz Burgardt, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)-campus Ponta Grossa-PR

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialista em Gestão Escolar: Supervisão e Orientação, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação (ESAP) e Pós-graduanda em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, pela UTFPR- Ponta Grossa.

Email:vimarbur@hotmail.com

 

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Publicado

2013-12-11

Como Citar

Neves Lopes, A. P., & Marcowicz Burgardt, V. (2013). IDOSO: UM PERFIL DE ALUNOS NA EJA E NO MERCADO DE TRABALHO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 18(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.21474

Edição

Seção

Artigos originais