A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA MEIA-IDADE: UM ESTUDO A PARTIR DE PERIÓDICOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.20196Palavras-chave:
Meia-idade, Adulto, Educação FísicaResumo
Objetivou-se apresentar um panorama da produção acadêmica do campo da Educação Física, tendo como foco central o momento da vida identificado como meia-idade. Foram analisados 18 periódicos vinculados ao campo da Educação Física, no período compreendido entre 2000 e 2010, recuperando-se 79 artigos que apresentaram foco na meia-idade. Partiu-se da hipótese de que esse tema é pouco explorado, a qual foi confirmada visto que os artigos recuperados constituíram apenas 2% do total de 3.941 artigos publicados no período. Observou-se que, predominantemente: os estudos foram pesquisas de campo, realizadas com mulheres, num intervalo amplo de idades; os temas abordados foram os de aptidão física, doenças/fatores de risco, validação de testes/equações, adesão/ motivação para exercício, concepção de envelhecimento, esporte, aposentadoria, necessidades especiais e sociabilidade. A análise dos resultados indicou que tais temas foram tratados a partir de uma perspectiva biologicista, enquanto a meia-idade foi caracterizada como um momento de declínio com alterações fisiológicas no organismo que trazem prejuízos para a vida; os autores têm recorrido a referenciais sobre velhice para analisar/refletir dados sobre meia-idade, e a doença, mais do que a saúde, foi o parâmetro central para os estudos analisados.
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