Entrevistas com artistas: canteiro virgem de conteúdo fértil

Autores

  • Eduardo Ferreira Veras PPGAV-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.80130

Palavras-chave:

Entrevista. Entrevistas com artistas. Criação artística. História Oral. Análise de conteúdo.

Resumo

A partir da constatação de que se disseminou o uso de entrevistas em pesquisas no campo da História, Teoria e Crítica de Arte, o presente artigo procura advertir para os riscos de se incorrer em abordagens ingênuas e pouca fundamentadas, sobretudo no momento de análise do material produzido. Para tanto, estabelece uma premissa – a respeito do convívio, por vezes tensionado, entre obra e discurso do artista – e sugere dois caminhos de abordagem metodológica: a análise de conteúdo, proveniente das Ciências Sociais, e a História Oral. Por fim, aponta a necessidade de se problematizar a opção de publicações acadêmico-científicas e similares pela apresentação de entrevistas com artistas como gênero textual autônomo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferreira Veras, PPGAV-UFRGS

Crítico e historiador da arte, atuando também como curador independente. Professor Adjunto do Instituto de Artes da UFRGS, ministra aulas e orienta pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Bacharelado em História da Arte. Dedica-se aos seguintes temas: historiografia e crítica de arte na contemporaneidade, relações entre palavra e imagem, artistas em deslocamento e entrevistas com artistas. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte e do Conselho Deliberativo da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Referências

ALBERRO, Alexander; BUCHMANN, Sabeth (orgs.). Art after conceptual art. Cambridge / Londres / Viena: The MIT Press / Generali Foundation, 2006.

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes Ferreira (orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de (coord.); DOVAL, Camila Canali; SILVA, Camila Gonzatto da; SILVA, Gabriela (orgs.). A escrita criativa – Pensar e escrever literatura. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.

BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BLANCHET, Alain; GOTMANN, Anne. L’enquête et ses méthodes: l’entretien. Paris: Nathan, 1992.

BORGES, Jorge Luis; FERRARI, Osvaldo. En dialogo I. Buenos Aires: Sudamericana, 1998.

BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai / Reconstrução do pai. São Paulo, Cosac Naify, 2000.

BUENO, Cleuza Maria de Oliveira. Entre-vista: espaço de construção subjetiva. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

CHAUVEAU, Agnès; TETART, Phillipe (orgs.) Questões para a História do Presente. Bauru: Edusc, 1999.

CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora – Dossiê jovens artistas paulistanos (década de 1980). Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

Cultura. Zero Hora. Porto Alegre, 4 fev. 2006.

CRIPA, Marcos (org.). Entrevista e ética: uma introdução. São Paulo: Edusc, 1998.

DETTERER, Gabriele (org.). Art recollection – Artists’ interviews and statements in the Ninethies. Ravena: Danilo Montanari / Exit / Zona Archives Editori, 1997.

ECO, Umberto. Apostillas a El nombre de la rosa. Buenos Aires: Lumen / Flor, 1987.

FERREIRA, Glória. Entrefalas. Porto Alegre: Zouk, 2011.

__________; FÉLIX, Nelson. Trilogias – Conversas entre Nelson Félix e Glória Ferreira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2005.

___________; COTRIM, Cecilia (orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

Inf. & Soc. João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan. / abr. 2014.

KIEFER, Luísa Martins Waetge. Jovem artista: a construção de um duplo mito. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2013.

KUH, Katharine. Diálogo com a arte moderna. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. Vol. 7: O paralelo das artes. São Paulo: Editora 34, 2005.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MEHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2002.

MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

MUCCHIELLI, Roger. A entrevista não diretiva. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

OBRIST, Hans Ulrich. Arte agora!: em cinco entrevistas. São Paulo: Alameda, 2006.

PONGE, Francis. Métodos. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

Revista do Programa de Pós-Graduados em História e do Departamento de História – PUC SP. Projeto História, São Paulo, n. 14, fev. 1997.

Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37.

SANTHIAGO, Ricardo. História Oral e as artes: percursos, possibilidades e desafios. In: História Oral, v. 16, n. 1, jan./jun. 2013.

___________. (org.). História oral e arte: narração e criatividade. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SCOVINO, Felipe. Arquivo contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

SHERWOOD, Hugh C. A entrevista jornalística. São Paulo: Mosaico, 1981.

STILES, Kristine; SELZ, Peter (org.). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artist’s writings. Berkley: University of California Press, 1996.

TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

VERAS, Eduardo. Entre ver e enunciar – O uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Veras, E. F. (2017). Entrevistas com artistas: canteiro virgem de conteúdo fértil. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(37). https://doi.org/10.22456/2179-8001.80130

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay