Entrevistas com artistas: canteiro virgem de conteúdo fértil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.80130Palavras-chave:
Entrevista. Entrevistas com artistas. Criação artística. História Oral. Análise de conteúdo.Resumo
A partir da constatação de que se disseminou o uso de entrevistas em pesquisas no campo da História, Teoria e Crítica de Arte, o presente artigo procura advertir para os riscos de se incorrer em abordagens ingênuas e pouca fundamentadas, sobretudo no momento de análise do material produzido. Para tanto, estabelece uma premissa – a respeito do convívio, por vezes tensionado, entre obra e discurso do artista – e sugere dois caminhos de abordagem metodológica: a análise de conteúdo, proveniente das Ciências Sociais, e a História Oral. Por fim, aponta a necessidade de se problematizar a opção de publicações acadêmico-científicas e similares pela apresentação de entrevistas com artistas como gênero textual autônomo.Downloads
Referências
ALBERRO, Alexander; BUCHMANN, Sabeth (orgs.). Art after conceptual art. Cambridge / Londres / Viena: The MIT Press / Generali Foundation, 2006.
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes Ferreira (orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de (coord.); DOVAL, Camila Canali; SILVA, Camila Gonzatto da; SILVA, Gabriela (orgs.). A escrita criativa – Pensar e escrever literatura. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BLANCHET, Alain; GOTMANN, Anne. L’enquête et ses méthodes: l’entretien. Paris: Nathan, 1992.
BORGES, Jorge Luis; FERRARI, Osvaldo. En dialogo I. Buenos Aires: Sudamericana, 1998.
BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai / Reconstrução do pai. São Paulo, Cosac Naify, 2000.
BUENO, Cleuza Maria de Oliveira. Entre-vista: espaço de construção subjetiva. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
CHAUVEAU, Agnès; TETART, Phillipe (orgs.) Questões para a História do Presente. Bauru: Edusc, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora – Dossiê jovens artistas paulistanos (década de 1980). Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
Cultura. Zero Hora. Porto Alegre, 4 fev. 2006.
CRIPA, Marcos (org.). Entrevista e ética: uma introdução. São Paulo: Edusc, 1998.
DETTERER, Gabriele (org.). Art recollection – Artists’ interviews and statements in the Ninethies. Ravena: Danilo Montanari / Exit / Zona Archives Editori, 1997.
ECO, Umberto. Apostillas a El nombre de la rosa. Buenos Aires: Lumen / Flor, 1987.
FERREIRA, Glória. Entrefalas. Porto Alegre: Zouk, 2011.
__________; FÉLIX, Nelson. Trilogias – Conversas entre Nelson Félix e Glória Ferreira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2005.
___________; COTRIM, Cecilia (orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
Inf. & Soc. João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan. / abr. 2014.
KIEFER, Luísa Martins Waetge. Jovem artista: a construção de um duplo mito. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2013.
KUH, Katharine. Diálogo com a arte moderna. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura: textos essenciais. Vol. 7: O paralelo das artes. São Paulo: Editora 34, 2005.
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
MEHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2002.
MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
MUCCHIELLI, Roger. A entrevista não diretiva. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
OBRIST, Hans Ulrich. Arte agora!: em cinco entrevistas. São Paulo: Alameda, 2006.
PONGE, Francis. Métodos. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
Revista do Programa de Pós-Graduados em História e do Departamento de História – PUC SP. Projeto História, São Paulo, n. 14, fev. 1997.
Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37.
SANTHIAGO, Ricardo. História Oral e as artes: percursos, possibilidades e desafios. In: História Oral, v. 16, n. 1, jan./jun. 2013.
___________. (org.). História oral e arte: narração e criatividade. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SCOVINO, Felipe. Arquivo contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
SHERWOOD, Hugh C. A entrevista jornalística. São Paulo: Mosaico, 1981.
STILES, Kristine; SELZ, Peter (org.). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artist’s writings. Berkley: University of California Press, 1996.
TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
VERAS, Eduardo. Entre ver e enunciar – O uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2006.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.