Uma outra ninfa moderna: A pin-up como uma ninfa de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman

Autores

  • Daniela Queiroz Campos Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais PPGAV da Universidade Federal da Bahia [UFBA]

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.56421

Palavras-chave:

Imagem. Ninfa. Memória. Anacronismo. pin-up.

Resumo

O presente artigo aborda uma encarnação possível da ninfa de Aby Warburg e de Georges Didi-Huberman. O trabalho aborda as temporalidades da imagem da coluna Garotas do Alceu da revista O Cruzeiro. Coluna de humor e comportamento que foi editada de 1938 a 1964 em uma das revistas brasileiras de maior circulação do século XX. A coluna marcou-se por suas ilustrações assinadas por Alceu Penna. As percepções eucrônicas da imagem perpassam questões referentes a seu tempo de produção, sua reprodutibilidade, a indústria gráfica. Foram imagens envoltas em publicidades, comportamentos, morais e modas em voga em seu tempo histórico de produção. Contudo, segundo Georges Didi-Huberman, a imagem pertence ao tempo. Tempos múltiplos, impuros, heterogêneos, dialéticos, anacrônicos também perpassam a imagem em questão. As Garotas do Alceu, as pin-ups, foram aqui analisadas como ninfas. As pin-ups foram uma das marcas da imprensa do século XX e dividiram as páginas de periódicos com a guerra. As Garotas, como a ninfa moderna, que associa o belo ao trauma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Queiroz Campos, Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais PPGAV da Universidade Federal da Bahia [UFBA]

Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais PPGAV da Universidade Federal da Bahia [UFBA] e pós-doutoranda junto ao Instituto de Estudos da Linguagem [IEL] da Universidade Estadual de Campinas [Unicamp] sob a orientação do Professor Doutor Márcio Seligmann-Silva. Pós-doutora pelo Centre d’Histoire et de Théorie des Arts [CEHTA] da École des Hautes Études en Sciences Sociales [EHESS] de Paris sob a supervisão do Professor Georges Didi-Huberman. Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC].

Referências

AGAMBEM, Giorgio. Ninfas. Tradução Antonio Gimeno Cuspinera. Valência: Pré-textos, 2010.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Petrópolis, Vozes, 1993.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Texto de apresentação escrito por Georges Didi-Huberman no floolder da exposição homônima realizada no Museu Reina Sofia, Madri, Março de 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Blanc soucis. Paris: Minuit, 2013c.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. In: Revista Serrote.Volume 13. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pense a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa Moderna. Essai sur le drape tombe. Paris: Gallimard, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pense a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La pintura encarnada. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance par contact. Archéologie, anachronisme et modernité de l’empreinte. Paris : Les Éditions Minuit, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Las condition des images par Didi-Huberman. IN: AUGÉ, Marc; DIDI-HUBERMAN, Georges; ECO, Umberto. L’experience des images. Paris: L’eu editions, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ouvrir Venus. Nudité, rêve, cruauté. Paris: Éditions Gallimard, 1999.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. P.119.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Venus rajada. Buenos Aires: Editorial Losada, 2005.

SISSA, Giulia. Sexe et sensualité. La culture érotique des anciens. Paris: Odile Jacob, 2003.

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Impresos Cofás S.A. 2010.

WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.

WARBURG, Aby. Imagens da região dos índios pueblos na América do Norte. IN: Revista Concinnitas: artes, cultura e pensamento. Ano 6, Volume 1, Número 8. Rio de Janeiro: UERJ, julho de 2005.

WARBURG, Aby. El Renacimiento del paganismo. Aportaciones a la historia cultural del Renacimiento europeo. Madrid: Alianza Editorial, 2005.

YATES, Frances Amélia. A arte da memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Campos, D. Q. (2017). Uma outra ninfa moderna: A pin-up como uma ninfa de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(36). https://doi.org/10.22456/2179-8001.56421

Edição

Seção

DOSSIÊ: Modos de abordagem da arte | DOSSIER: Modes of approach to art