Análise de Implicações: Uma Potência Problematizadora aos Pesquisadores Supostamente “Sabidos” / Analysis of Implications: A Problematizing Power to the Researchers Supposedly “Known”

Autores

  • Mário Francis Petry Londero Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Letícia Quarti Soares Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.80424

Resumo

Este artigo tem por base uma pesquisa de conotação avaliativa, participativa e interventiva, realizada na região metropolitana de Porto Alegre, que investigou os processos de cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica da rede de saúde pública. O estudo aqui tratado realizou um recorte dessa pesquisa, analisando os encontros ocorridos especificamente na capital, uma das seis participantes da intervenção, à luz da metodologia cartográfica. A proposta foi analisar as implicações dos pesquisadores sitiados neste campo da pesquisa maior, como foram os processos dialógicos entre pesquisadores, usuários, trabalhadores, familiares e gestores de saúde, e o que se produziu diante das problemáticas da rede e suas possíveis invenções para dar conta do cuidado em saúde mental na atenção básica. Vimos, ao longo do processo, o quanto o contato com um campo participativo produz um saber que problematiza e transforma os conhecimentos preestabelecidos pelos pesquisadores.

Palavras-chave: Análise de Implicação; Saúde Mental; Atenção Básica; Pesquisa-Intervenção; Pesquisa Participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

Londero, M. F. P., & Soares, L. Q. (2018). Análise de Implicações: Uma Potência Problematizadora aos Pesquisadores Supostamente “Sabidos” / Analysis of Implications: A Problematizing Power to the Researchers Supposedly “Known”. Revista Polis E Psique, 8(1), 144–163. https://doi.org/10.22456/2238-152X.80424

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)