Educação em e para os Direitos Humanos: uma necessária integração da América Latina

Autores/as

  • Alexandre Torres Petry

Palabras clave:

Educação, Direitos Humanos, América Latina, Integração, Transformação Social

Resumen

O principal foco desta pesquisa é defender a ideia de que a América Latina precisa fortalecer o seu processo de integração, sendo que a educação em e para os direitos humanos deve ser o fio condutor desse processo. Demonstra-se que tanto a integração da América Latina como a defesa e a promoção dos direitos humanos são compromissos legais e institucionais do Brasil, mas que isso ainda ocorre de forma muito fraca e incipiente. Sustenta-se que o investimento numa educação focada nos direitos humanos contribuirá para uma formação cidadã e democrática, o que levará à transformação social, fenômeno que deve ocorrer por toda a América Latina, a qual ainda é marcada pelo traça da desigualdade. Ao final, conclui-se que deve ocorrer o fortalecimento da cultura dos direitos humanos, sendo que a educação é a maior possibilidade de integração e promoção dessa necessária política: a educação em e para os direitos humanos.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Petry, A. T. (2017). Educação em e para os Direitos Humanos: uma necessária integração da América Latina. Políticas Educativas – PolEd, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/77082