Diversidade, diferença e mal-estar: ensaio para novos modos de pensar o ato educativo

Autores/as

  • Regina Maria de Souza
  • Gabriela Guarnieri de C. Tebet

Palabras clave:

Diferença, Diversidade, Mal-estar na Civilização, Educação, Multidão

Resumen

O presente trabalho retomará os conceitos de diversidade e diferença, a partir de um diálogo com Oliveira e Abramowicz e com as teses defendidas por Freud nas obras Mal-estar na civilização e Futuro de uma ilusão, com o propósito de discutir as (im)possibilidades de o educador se haver com a diferença nos tempos atuais. Mobilizam-se, ainda, algumas ideias desenvolvidas por autores como Deleuze, Foucault, Derrida, Hardt e Neri, a partir dos pressupostos assumidos de que a pacificação com as diferenças – se submetida ao conceito de diversidade – faz reproduzir o mesmo e produz o mesmo. O olhar torna-se míope e turvado, fazendo enxergar no outro uma imagem borrada de quem o olha. Conclui-se com a aposta na possibilidade do educador fazer do ato educativo uma obra de arte, aberto a outras diferenças artísticas e estéticas de existência, posto que a arte se multiplica em um jogo de uma trama infinita e incorpórea de existências.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

de Souza, R. M., & Tebet, G. G. de C. (2017). Diversidade, diferença e mal-estar: ensaio para novos modos de pensar o ato educativo. Políticas Educativas – PolEd, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/77080