Argentina, Brasil e Paraguai: educação superior e seus marcos normativos

Luis Enrique Aguilar, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Adriana de Andrade Espíndola, Adriana M. Momma Bardela, José Alberto F. Rodrigues Filho

Resumo


O presente artigo é parte de relatório da pesquisa interinstitucional e internacional intitulada “Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la educación superior” e tem como objetivo compartilhar resultados referentes à etapa de descrição, a partir do desenho metodológico da pesquisa. O texto está dividido em duas partes: na primeira, apresentamos a metodologia da pesquisa, baseada em literatura da educação comparada; na segunda, há uma divisão entre a dimensão dos aspectos nacionais, com foco na definição de marco normativo em contraposição ao marco regulatório e no contexto macro legal da Educação Superior no Brasil, e a dimensão dos aspectos MERCOSUL, em que destacamos o contexto atual da pós-graduação e apresentamos informações acerca da origem e do desenvolvimento deste nível de ensino nos países envolvidos no projeto. Ao compartilhar os resultados, pretendemos contribuir com a discussão do tema não apenas em estudos nacionais, mas, em especial, para estudos de educação comparada.


Palavras-chave


Marco Normativo; Política Educacional; Educação Superior; Brasil; Educação Comparada.

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