Aceleração e atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades ou superdotação: um relato exitoso

Autores/as

  • Eliane Morais de Jesus Mani
  • Roseli Figueiredo Corrêa de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Mayra Berto Massuda Universidade Federal de São Carlos
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Educação especial, Altas habilidades ou superdotação, Aceleração.

Resumen

Este artigo destaca a Aceleração como um meio que permite o avanço do aluno com altas habilidades ou superdotação, em termos curriculares, bem como garante seu respaldo legal. Dessa forma, os objetivos são apresentar e discutir a aceleração como alternativa no processo educacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, apresentando um caso exitoso de um aluno acelerado do Ensino Fundamental em uma rede de ensino municipal do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Quanto ao método, o delineamento foi do tipo exploratório com pesquisas bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, baseando-se em documentos legais, artigos e livros especializados pertinentes a altas habilidades ou superdotação, enfatizando a aceleração como importante alternativa para o atendimento. Os resultados obtidos indicaram que os serviços de Educação Especial da rede de ensino estudada não são diferenciados, com raras exceções, das outras redes de ensino brasileiras, mesmo com uma legislação robusta que ampara a aceleração desses estudantes.

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Biografía del autor/a

Eliane Morais de Jesus Mani

Universidade Federal de São Carlos

Cómo citar

Mani, E. M. de J., Oliveira, R. F. C. de, Massuda, M. B., & Rangni, R. de A. (2016). Aceleração e atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades ou superdotação: um relato exitoso. Políticas Educativas – PolEd, 9(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/63328

Número

Sección

Artículos