Aprendizagem dialógica e a gestão democrática: a participação dos familiares na escola

Autores/as

  • Ana Lucia Calbaiser da Silva UFSCAR
  • Maria Cecília Luiz

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre a participação da comunidade na gestão democrática da instituição escolar. Aplicou-se um questionário quantitativo aos familiares dos estudantes de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental de três escolas municipais da cidade de São Carlos/SP, que são Comunidades de Aprendizagem. Utilizou-se a Metodologia Comunicativa Crítica como metodologia de pesquisa, na qual o diálogo foi importante ferramenta para a aplicação do questionário e interpretação dos dados. Considerando que a participação na escola está atrelada à participação social, buscou-se, por meio de questionamentos sobre a intensidade e a maneira com que participavam do ambiente escolar, elucidar o que compreendiam sobre participação. Pelos dados obtidos, verificou-se que os familiares acreditavam que eles participavam da escola predominantemente em espaços voltados para reuniões, o que indica maior necessidade de diálogo entre comunidade local e escolar sobre participação democrática.

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Publicado

2011-09-01

Cómo citar

da Silva, A. L. C., & Luiz, M. C. (2011). Aprendizagem dialógica e a gestão democrática: a participação dos familiares na escola. Políticas Educativas – PolEd, 3(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/22727