Alguém chamado Pedro Vicente: exílio e deslocamentos na narrativa contemporânea

Autores

  • Daniel Conte Universidade Feevale
  • Éderson Cabral Universidade Feevale
  • Ernani César de Freitas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.76104

Palavras-chave:

Terra Avulsa, Altair Martins, Isolamento, Violência, Exílio, Medo

Resumo

Um sujeito chamado Pedro Vicente, que atua como tradutor na cidade de Porto Alegre, após sofrer um assalto, decide isolar-se em seu apartamento de 55m². Em uma espécie de exílio político, Pedro Vicente mantém um jogo de alteridade com o Javier Lucerna, poeta e revolucionário nicaraguense, o qual traduz para o português. Num ócio vital ou num cenário de produção literária, Pedro Vicente se dedica apenas a ler, escrever e traduzir. Esse deslocamento, provocado por um estresse pós-traumático, faz com que Pedro Vicente funde um país no terceiro andar de um prédio no centro da cidade. A fundamentação teórica para análise tem como base os trabalhos de Gaston Bachelard (1993), de Edward Said (2000) e Marc Augé (2012, 2014) entre outros. Terra Avulsa, de Altair Martins, obra lançada em 2014, evidencia uma série de deslocamentos, violências e medos que a sociedade contemporânea está sujeita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Conte, Universidade Feevale

Graduado em Letras pela UFRGS em 1998, Mestre em Literatura Comparada (2001) e Doutor em Literaturas Luso-africana (2008) pela UFRGS. Professor e pesquisador da Universidade Feevale no PPG em Manifestações e Processos Culturais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Éderson Cabral, Universidade Feevale

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Bolsista Capes.

Ernani César de Freitas, Universidade Feevale

Doutor em Letras (PUCRS) com pós doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL). Professor permanente do PPG Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado Profisisonal em Letras, Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

Conte, D., Cabral, Éderson, & de Freitas, E. C. (2017). Alguém chamado Pedro Vicente: exílio e deslocamentos na narrativa contemporânea. Nau Literária, 13(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.76104