A PRÁTICA REFLEXIVA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Jorge Andres Jimenez Muñoz, Fernanda Rossi, Carlos Gaitán Riveros

Resumo


A pesquisa consistiu em identificar os tópicos que os professores assumem como objeto de análise, mediante a experiência de uma prática reflexiva baseada na escrita de diários epistêmicos, como a possibilidade de distanciamento, objetivação da própria prática e produção de saber. A técnica de pesquisa foi o diário epistêmico, a partir de um referencial teórico com base nas possibilidades reflexivas da escrita e nas próprias práticas. Quatro casos foram aprofundados com professores da disciplina “Prática Pedagógica Profissional”, pertencente ao currículo do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Estadual da Colômbia. Finalmente, os diários foram abordados pela análise qualitativa. Espera-se contribuir para o debate sobre a formação docente com abordagens que visam à configuração de estratégias formativas baseadas na reflexão, assim como a produção de saber a partir da prática, em uma área em que isso não está consolidado.

 


Palavras-chave


Docentes. Educação. Currículo.



 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
Telefone: 51 33085882 | Fax: 51 33085811
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio