AS CRENÇAS DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES

Autores

  • Jeferson Rodrigues de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.
  • Filipy Kuhn Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.
  • Thais Emanuelli da Silva de Barros Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64032

Palavras-chave:

Ensino. Crenças. Docentes. Formação profissional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as crenças de graduandos em Educação Física sobre o ensino dos esportes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com quatro graduandos do primeiro ano do curso de Educação Física. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação sistemática e procedimentos de estimulação de memória. Os resultados indicaram que os graduandos privilegiaram as tarefas de ensino analíticas com ênfase nos aspectos motores, bem como o predomínio de intervenções verbais do tipo prescritivo, avaliativo simples e descritivo. Conclui-se que os graduandos ingressaram na universidade com um conjunto de crenças sobre o ensino que representam estruturas coerentes de ação, semelhantes a modelos de ensino direto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em bacharel em Educação Física (2013) pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/CEFID/UDESC) e do Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE/CDS/UFSC).

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.

Doutorando em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (bolsista CAPES). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no ano de 2015. Graduado em Educação Física no ano de 2009 pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Pesquisador dos Laboratórios de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF/CEFID e de Pedagogia do Esporte-LAPE/UFSC. Membro técnico da Associação Catarinense de Especialistas em Surfe e Escolas de Surfe-ACES.

Filipy Kuhn, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Comportamento Motor. Graduado em Licenciatura em Educação Física (CEFID/UDESC). Pesquisador do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/UDESC), na linha de pesquisa Formação profissional para intervenção no âmbito da licenciatura e bacharelado, com ênfase em estudos sobre a autoeficácia.

Thais Emanuelli da Silva de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.

Possui graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestrado em Curso de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é pesquisador voluntário udesc/cefid do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte / UDESC e técnica de ginástica artística da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, inclusão, autopercepção de competência e professor.

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

É professor no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área do ensino de Graduação e Pós-graduação da Educação Física e esportes. Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens na Universidade do Porto (1999) e Doutorado em Educação Fisica - Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a pedagogia do esporte. 

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

SOUZA, J. R. de; BRASIL, V. Z.; KUHN, F.; BARROS, T. E. da S. de; RAMOS, V. AS CRENÇAS DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 133–146, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64032. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64032. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais