“O CHORO DO CAPITÃO”: NOTAS SOBRE PERFORMATIVIDADES DE GÊNERO E MASCULINIDADES NO FUTEBOL PROFISSIONAL

Autores

  • João Paulo Fernandes Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmila Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Igor Chagas Monteiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Doiara Silva dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.63205

Palavras-chave:

Futebol. Identidade de gênero. Masculinidade. Mídias.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as construções discursivas midiáticas na web sobre as condutas e o “choro emocionado” do capitão da seleção brasileira masculina de futebol, Thiago Silva, no jogo da Copa do Mundo FIFA 2014 entre Brasil e Chile. Para tal, selecionamos reportagens e comentários de internautas em dois sites esportivos nacionais de elevada audiência no período do evento. As interpretações foram realizadas com base na técnica de análise de conteúdo e aportadas em referenciais dos estudos de gênero e masculinidades pós-estruturalistas. As condutas do atleta na mídia foram associadas a processos de “descontrole” e “despreparo” psicológico, materializados no choro, resultando na “inadequação” à posição de capitão, com consequente perda de status e poder. Os discursos ancoram-se nos processos de normalização das masculinidades e da naturalização de ideais viris e heteronormativos no futebol, em que o “controle” das emoções, a supressão do choro e a heterossexualidade ocupam centralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação Física (UFJF). Professor do Departamento de Educação Física (UFJF/Campus Governador Valadares). Membro pesquisador dos Grupos de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS/UFJF/CNPq) e Nùcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS/UFJF GV/CNPq).

Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Física (UGF). Professora da Faculdade de Educação Física e Desportos e do Programa de Pós Graduação em Educação Física (UFJF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS/UFJF/CNPq) e membro do Nùcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS/UFJF GV/CNPq).

Igor Chagas Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Física (UFJF). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GEFSS/UFJF/CNPq).

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Física (Western University, London, Canadá). Mestre em Educação Física (UFES). Professora do Departamento de Educação Física (UFJF/Campus Governador Valadares). Membro do Nùcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS/UFJF GV/CNPq).

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

FERNANDES SOARES, J. P.; MOURÃO, L.; MONTEIRO, I. C.; SANTOS, D. S. dos. “O CHORO DO CAPITÃO”: NOTAS SOBRE PERFORMATIVIDADES DE GÊNERO E MASCULINIDADES NO FUTEBOL PROFISSIONAL. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1149–1162, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.63205. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/63205. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais