“O DOCE AMARGO SABOR DO ENVELHECIMENTO”: DISCURSOS, PRÁTICAS CORPORAIS E EXPERIÊNCIAS GERACIONAIS

Autores

  • João Paulo Fernandes Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmila Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Edmundo de Drummond Alves Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.53800

Palavras-chave:

Envelhecimento. Mulheres. Atividade Física. Relação entre gerações.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender as experiências geracionais e os modos de subjetivação de um grupo de mulheres idosas que vivenciam práticas corporais em um projeto social de lazer em Ubá, interior de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa antropológica com observação no campo e entrevistas em profundidade com sete mulheres. As narrativas evidenciam a complexidade simbólica das relações geracionais estabelecidas nesse contexto, no qual partilhas e conflitos são marcantes. Tais experiências expõem a polissemia dos modos de envelhecer na contemporaneidade e a necessidade de reflexões sobre as limitações das ações pedagógicas desenvolvidas nesses contextos educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação Física pela UFJF. Especialista em lazer pela UFMG. Graduado em educação física pela UFV. Professor do Departamento de Educação Física da UFJF/Campus Governador Valadares. Membro do grupo de pesquisa GEFSS/CNPq – Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade.

Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Física. Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física Associação - UFV/UFJF. Coordenadora do grupo de pesquisa GEFSS/CNPq – Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade.

Edmundo de Drummond Alves Júnior, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Física. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da UFF.

Publicado

2015-06-09

Como Citar

SOARES, J. P. F.; MOURÃO, L.; ALVES JÚNIOR, E. de D. “O DOCE AMARGO SABOR DO ENVELHECIMENTO”: DISCURSOS, PRÁTICAS CORPORAIS E EXPERIÊNCIAS GERACIONAIS. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 645–657, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.53800. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/53800. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais