O DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ATITUDES POR MEIO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Didier Fernando Gaviria Cortes Universidad de Antioquia - Colombia
  • Francisco Javier Castejón Oliva Universidad Autónoma de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.53455

Palavras-chave:

Valores sociais. Atitude. Estudos de caso.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender as atitudes e os valores gerados pela Educação Física em estudantes do ensino médio. Para isso, partiu-se de conceitoschave como valores, atitudes e Educação Física. A pesquisa é qualitativa e foi realizada através de um projeto de estudo de caso em uma instituição de ensino de Madri, na Espanha. Isto permitiu uma compreensão das percepções, emoções, experiências e opiniões que os alunos têm sobre os valores e atitudes que são gerados na aula de Educação Física. As informações foram coletadas por meio de observação e grupo focal. Os resultados mostram companheirismo e cooperação como os valores mais importantes na prática para os alunos; também atitudes e valores em relação a si mesmos e em relação ao assunto eram evidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Didier Fernando Gaviria Cortes, Universidad de Antioquia - Colombia

Profesor Vinculado Instituto de Educación Física y Deporte, Universidad de Antioquia.

Grupo de Investigación Cultura Somática.

Licenciado en Educación Física, Universidad de Antioquia.

Doctorando en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Universidad Autónoma de Madrid.

Francisco Javier Castejón Oliva, Universidad Autónoma de Madrid

Profesor Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana, Universidad Autónoma de Madrid.

Grupo de Investigación Contextos y Escenarios de Práctica de Actividad Física.

Licenciado en Educación Física, INEF, Universidad Politécnica de Madrid.

Doctor en Ciencias de la Educación, UNED.

Profesor Titular de Universidad

Publicado

2015-12-11

Como Citar

CORTES, D. F. G.; OLIVA, F. J. C. O DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ATITUDES POR MEIO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 251–262, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.53455. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/53455. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais