POR UMA SOCIOLOGIA PÚBLICA DO ESPORTE NAS AMÉRICAS: UM CHAMADO EDITORIAL EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA SOCIALMENTE RELEVANTE

Autores

  • Peter Donnelly University of Toronto, Toronto, Canada.
  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Angela Aisenstein Universidad Nacional de Luján e Universidad de San Andrés, Provincia de Buenos Aires, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.52925

Palavras-chave:

Sociologia pública do esporte, Educação Física, produtivismo acadêmico, Comunicação científica.

Resumo

Trata-se de um ensaio produzido de forma conjunta pelos três editores do número especial da revista Movimento – Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: conquistas, desafios e agendas emergentes, proposto em comemoração ao vigésimo aniversário desta revista brasileira e inspirado nos dez anos do manifesto de Burawoy em favor de uma sociologia pública. O texto está divido em três seções, a primeira, escrita originalmente em inglês, discute a importância de se praticar uma sociologia do esporte de caráter público e de se produzir pesquisas que efetivamente contribuam para o enfrentamento político de problemas concretos  da sociedade. A segunda, escrita originalmente em português, trata dos efeitos do "produtivismo" acadêmico na política de comunicação científica brasileira, em especial para as ciências humanas e sociais, destacando a especificidade da Movimento na veiculação da produção sociocultural e pedagógica da educação física. A terceira, escrita originalmente em espanhol, cita os desafios enfrentados pela equipe editorial para a organização do número especial e apresenta de forma panorâmica o conteúdo dos textos que compuseram um chamado à produção científica socialmente relevante no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-01-17

Como Citar

DONNELLY, P.; FRAGA, A. B.; AISENSTEIN, A. POR UMA SOCIOLOGIA PÚBLICA DO ESPORTE NAS AMÉRICAS: UM CHAMADO EDITORIAL EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA SOCIALMENTE RELEVANTE. Movimento, [S. l.], v. 20, n. esp, p. 9–20, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.52925. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/52925. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Número Especial