A TRAJETÓRIA DE VIDA DO TREINADOR ESPORTIVO: AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INFORMAL

Autores

  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS Florianópolis, SC.
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID Florianópolis, SC.
  • Thais Emanuelli da Silva de Barros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS Florianópolis, SC.
  • Jonas Godtsfriedt Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS Florianópolis, SC.
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.50773

Palavras-chave:

Educação Física e treinamento. Esportes. Aprendizagem. Educação profissionalizante.

Resumo

O presente ensaio procurou caracterizar e discutir os contextos e situações de aprendizagem de treinadores esportivos, estabelecendo uma trajetória a partir de episódios significativos neste processo. A literatura específica indica que os treinadores têm valorizado diversas fontes de conhecimento, destacadamente as experiências de prática como atleta, a observação de seus pares, o compartilhamento de informações e a reflexão sobre sua prática. A aprendizagem profissional do treinador pode ser entendida como um processo de socialização esportiva que inicia na infância e se prolonga ao longo da vida, em que prepondera a participação do treinador em situações de aprendizagem em contexto informal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

BRASIL, V. Z.; RAMOS, V.; BARROS, T. E. da S. de; GODTSFRIEDT, J.; NASCIMENTO, J. V. do. A TRAJETÓRIA DE VIDA DO TREINADOR ESPORTIVO: AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INFORMAL. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 815–829, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.50773. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/50773. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios