Educar para Observar: uma proposta metodológica para educação visual

Autores

  • Rodrigo dos Santos Keller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9716

Resumo

Este trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a inteligência visual, como um importante processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação a educação visual. Partindo da afirmação, de que, atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens – seja em qualquer área e com qualquer pretensão – está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este trabalho através do projeto “Meu Ponto de Vista”, traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação.

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Publicado

2005-11-10

Como Citar

KELLER, R. dos S. Educar para Observar: uma proposta metodológica para educação visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9716. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9716. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses