Elaboração de projetos como estratégia pedagógica para o ensino de engenharia (curso à distância de projeto no modelo e-learning-by-doing)

Autores

  • Maria Isabel Timm Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9689

Resumo

O trabalho contextualiza historicamente, descreve e discute caracteristicas de um possível perfil cognitivo dos engenheiros, atualizando-o em relação às necessidades da sociedade e da cultura contemporâneas, com base no paradigma multidisciplinar das Ciências Cognitivas, apresentado a partir da obra "Como a mente funciona", de Steven Pinker, e em pesquisa bibliográfica sobre autores da área de engenharia. Busca analisar criticamente as necessidades do ensino contemporâneo de engenharia, identificando estratégia didático-pedagógico compatível com as caracteristicas descritas no perfil. A elaboração didática de projetos foi a estratégia escolhida, por apresentar a mesma estrutura cognitiva (raciocínios, operações mentais, comportamentos, atitudes e posturas) da atividade profissional, bem como por caracterizar um contexto integrado de conceitos teóricos, atividades práticas, tomadas de decisão e vivências que deverão constituir um apoio à consolidação da memória de longa duração de alunos, e, por conseguinte, de seu aprendizado, segundo conceitos apresentados por Roger Schkank na obra Dynamic Memory Revisited. O trabalho se desenvolve com a escolha de um modelo de curso á distância estruturado a partir do mesmo paradigma, para aplicar a estratégia escolhida. Trata-se do modelo e-learning-by-doing, apresentado por Roger Schank na obra Designing world-class e-learning. São descritas atividades de palnejamento, implantação e análise qualitativa de resultados de um curso-piloto à distância ( com o referido modelo), de elaboração didática de um projeto de engenharia deotécnica, com alunos de mestrado do Pós-Graduação em Engenharia Civil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob coordenação do Prof. Fernando Schnaid. A experiência teve excelente receptividade e aproveitamento dos alunos. O framework teórico-conceitual multidisciplinar mostrou-se enriquecedor, apontando possibilidades de continuidade da pesquisa sobre ensino de engenharia, relacionadas ao aprofundamento do perfil dos engenheiros, ao uso did´stico-pedagógico de projetos e ao modelo e-learning-by-doing, todos eles com aplicação na prática docente e na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2005-11-10

Como Citar

TIMM, M. I. Elaboração de projetos como estratégia pedagógica para o ensino de engenharia (curso à distância de projeto no modelo e-learning-by-doing). Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9689. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9689. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses