A gênese afetiva da emoção e da cognição na consciência

Autores

  • Jerusa Machado Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9612

Palavras-chave:

Afeto, Emoção, Cognição, Subjetividade

Resumo

Logo após o início da psicologia científica o estudo sobre a consciência foi colocado à margem devido a sua obscuridade e dificuldade em torná-lo objeto de pesquisa. Com o surgimento e desenvolvimento das ciências cognitivas esse tema retorna e com ele é trazida ao debate a importância das emoções no processo cognitivo. Nesse artigo pretendemos analisar a contribuição de F. Varela e N. Depraz sobre a teoria do afeto mostrando pontos de aproximação e afastamento das concepções de E. Husserl e W. James. Discutimos também alguns aspectos da teoria de G. Simondon onde encontramos ressonâncias na abordagem do problema. Na interlocução entre esses diversos autores concluímos que o domínio afetivo se coloca como elemento genético das emoções e dos conteúdos cognitivos do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerusa Machado Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde mental. Atua principalmente nos seguintes temas: cognição, produção de subjetividade e emoção.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

ROCHA, J. M. A gênese afetiva da emoção e da cognição na consciência. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9612. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9612. Acesso em: 28 mar. 2024.