Contribuições de Humberto Maturana e Francisco Varela para a Pesquisa em Comunicação

Autores

  • Deisimer Gorczevski UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9611

Palavras-chave:

Comunicação, Audiovisual, Interdisciplinaridade, Biologia do Conhecer, Enação

Resumo

Ao situar a relevância das tecnologias audiovisuais para pesquisa em comunicação constata-se sua singularidade na produção de saberes orientados no exercício teórico-metodológico da produção de sentido. Nesse estudo, tenciono problematizar aspectos relacionados à interdisciplinaridade, em especial, as contribuições de Humberto Maturana e Francisco Varela para a pesquisa-intervenção em comunicação. Ressalta-se a pertinência do método de “observar” em oficinas de vídeo e cinema, na perspectiva de constituir práticas diferenciadas nos modos de cartografar processos de produção de conhecimento-subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisimer Gorczevski, UNISINOS

Pesquisadora integrante dos grupos de pesquisa Mídia e Multiculturalismo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Produção de Subjetividade da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências da Comunicação. Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação. UNISINOS.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

GORCZEVSKI, D. Contribuições de Humberto Maturana e Francisco Varela para a Pesquisa em Comunicação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9611. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9611. Acesso em: 28 mar. 2024.