A virtualização e a autopoiesis: convergências conceituais sobre a criação de si e da realidade

Autores

  • Eliane Arbusti Fachinetto UNISC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9318

Palavras-chave:

Autopoiesis, Virtualização, Cognição, Acoplamentos, Tecnologias

Resumo

O caráter inventivo da cognição humana, ou seja, a capacidade não só de resolver, mas de colocar problemas, é um dos conceitos fundamentais da teoria da Biologia da Cognição, concebida pelos biólogos Maturana e Varela. Essa concepção entra em ressonância com os estudos sobre o Virtual, de Pierre Lévy. Neste artigo, pretendo estabelecer relações entre esses autores, criar pontes teóricas. Faço ainda uma tessitura entre os fios teóricos e empíricos de uma pesquisa que realizei com estudantes de uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada na pesquisa empírica foi a leitura e escrita em ambiente digital, embasada na concepção de que o ser humano é autônomo na construção do seu conhecimento. Minha proposta de reflexão é que pensemos na autopoiesis, na ontogenia e até mesmo na filogenia como processos de virtualização. O virtual é aqui compreendido como potência inventiva de ser, uma força latente presente nos acontecimentos, nos objetos, seres humanos, instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Arbusti Fachinetto, UNISC

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Mestrado em Letras - Leitura e Cognição (UNISC), 2006. Aluna especial em disciplinas do PPG Informática na Educação, pela UFRGS em 2007.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

FACHINETTO, E. A. A virtualização e a autopoiesis: convergências conceituais sobre a criação de si e da realidade. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9318. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9318. Acesso em: 29 mar. 2024.