O processo da construção do conceito matemático de limite pelo aprendiz com utilização de objetos digitais

Autores

  • Antonio de Fonseca de Lira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8248

Palavras-chave:

Limite. Conceito. Objetos Digitais Interativos. Relações Infralógicas. Relações Lógicas. Pensamento Formal. Epistemologia Genética.

Resumo

O conceito de limite é a base para qualquer aluno de um curso superior que faça a disciplina de cálculo, portanto deveria haver uma ênfase especial na sua aprendizagem por parte de professores e alunos. Na sala de aula a ênfase é dada sobre a definição formal e sobre a forma que ela é apresentada nos livros de cálculo. Neste trabalho foi feita uma pesquisa sobre a natureza do conceito de limite junto com uma reflexão sobre o que é um conceito. Houve uma pesquisa para entender quais os mecanismos cognitivos que estão envolvidos quando um sujeito atua sobre um problema que envolve tal conceito. Buscaram-se elementos de apoio para a investigação no processo histórico de desenvolvimento deste conceito matemático e é preciso destacar a importância deste processo para desenvolver objetos digitais interativos que pudessem ser utilizados em experimentos desenvolvidos para entender os mecanismos cognitivos deste conceito. De modo paralelo ao estudo da história do conceito e seus antecedentes houve um outro estudo sobre objetos digitais interativos e as possibilidades de utilizá-los na investigação dos mecanismos cognitivos. A teoria escolhida para a análise epistemológica do conceito foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget, especificamente a teoria relativa a relações e operações infralógicas, lógicas e ao pensamento formal. Na investigação realizada foi utilizado um problema como desequilíbrio inicial. Este forneceu o ponto de partida para questionar as certezas e dúvidas do sujeito de forma a investigar os mecanismos cognitivos que formam o conceito de limite e do contínuo numérico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2008-04-22

Como Citar

DE LIRA, A. de F. O processo da construção do conceito matemático de limite pelo aprendiz com utilização de objetos digitais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8248. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8248. Acesso em: 28 mar. 2024.