O Chat como espaço de (inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin

Autores

  • André Luis Marques da Silveira PPGIE/UFRGS
  • Magale Machado PPGEdu/UFRGS
  • Simone Bicca Charczuk UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7948

Palavras-chave:

Chat. Bakhtin, EAD, análise de enunciados

Resumo

Este artigo foi desenvolvido para a disciplina “Produção em ambientes telemáticos na visão ético-estética em Bakhtin” do programa de pós-graduação em informática na educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e busca prover uma metodologia para a análise de conversações que tenham ocorrido em Chats. A partir do estudo da teoria de Mikhail Bakhtin, pensamos o ambiente como possuidor de uma pragmática comunicacional que se alicerça em conceitos trabalhados pelo autor. Para tanto, analisamos os diálogos entre os participantes tendo em vista o locutor e o interlocutor, os enunciados proferidos, a compenetração e o acabamento de sentido, os elementos de entonação, a alternância entre vozes e situação tempo-espaço. Consideramos que no Chat estabeleceu-se uma cadeira dialógica. Para caracterizar a alternância entre vozes, a demarcação dos elementos de entoação foi de extrema importância. Para exemplificar nossa análise, desconstruímos os enunciados e após, o reconstruímos na forma de mapas conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Marques da Silveira, PPGIE/UFRGS

Possui formação em Artes Plásticas - Licenciado em Educação Artística (UFRGS-Instituto de Artes), Administração de Empresas (PUC), mestrado em Comunicação e Informação (UFRGS-PPGCOM) e está cursando o doutorado em Informática na Educação (UFRGS-PPGIE). Atualmente é professor adjunto do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em projetos digitais. As suas temáticas de pesquisa abrangem: educação a distância; objetos de aprendizagem; design, arte e literatura.

Simone Bicca Charczuk, UFRGS

Psicóloga e mestre em saúde coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciada em psicologia pela UFRGS. Doutoranda do programa de pós-graduação em educação da UFRGS, linha de pesquisa Educação a Distância. Professora e tutora do curso de pedagogia a distância da UFRGS.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

SILVEIRA, A. L. M. da; MACHADO, M.; CHARCZUK, S. B. O Chat como espaço de (inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7948. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7948. Acesso em: 28 mar. 2024.