Práticas Híbridas e Alquimia: considerações sobre a fotografia através de processos fotográficos históricos.

Autores

  • Andréa Brächer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7762

Palavras-chave:

Fotografia, Processos Fotográficos Históricos, Materiais Fotossensíveis, Artes Visuais.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão teórica a partir do sobre meu processo e percurso de trabalho em Poéticas Visuais, na área da fotografia. Procurou-se analisar os Processos Fotográficos Históricos (primitivos ou alternativos) enquanto prática híbrida e alquímica. A partir deste ponto de vista percebeu-se as possibilidades latentes deste campo poiético. Ao longo do texto foram incluídos exemplos das séries fotográficas Jardim Secreto (Ilex Matetype, 2004), Fantasmas (Daguerrótipo, 2006) e Lilith (Cianótipo, 2007).

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Biografia do Autor

Andréa Brächer, UFRGS

Doutoranda em Artes Visuais, área de Poéticas Visuais, UFRGS. Docente UNISINOS e ULBRA.

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Publicado

2008-12-08

Como Citar

BRÄCHER, A. Práticas Híbridas e Alquimia: considerações sobre a fotografia através de processos fotográficos históricos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7762. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7762. Acesso em: 19 abr. 2024.