Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos

Autores

  • Thiago Silva Chiaradia Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Duarte Seabra Universidade Federal de Itajubá
  • Adriana Prest Mattedi Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.69345

Resumo

Nos últimos anos, tem-se experimentado um rápido envelhecimento da população brasileira, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Paralelo a essas transformações, pode-se observar a proliferação das tecnologias de informação e comunicação, principalmente, o uso dos dispositivos móveis. Este fato tem despertado um grande interesse no público idoso quanto ao uso desses dispositivos, considerando os benefícios que eles podem oferecer às suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade do assistente virtual Siri, disponível nos dispositivos móveis iPhone, em usuários da terceira idade. Foi constatado que a idade não é o único fator que influencia a usabilidade do assistente virtual Siri. Outros fatores como conhecimento prévio, grau de escolaridade e motivação pessoal são capazes de influenciar os resultados da investigação de critérios de usabilidade.

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Biografia do Autor

Thiago Silva Chiaradia, Universidade Federal de Itajubá

Atualmente, é Graduando em Sistemas de Informação no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá.

Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá

Atualmente, é Professor Adjunto no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá.

Adriana Prest Mattedi, Universidade Federal de Itajubá

Atualmente, é Professora Associada no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

CHIARADIA, T. S.; SEABRA, R. D.; MATTEDI, A. P. Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.69345. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345. Acesso em: 28 mar. 2024.