Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker

Flávia Linhalis Arantes, Paula Eduarda Justino Ribeiro

Resumo


A introdução de conceitos de computação aos jovens é importante pelo seu caráter transversal às demais áreas do conhecimento. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, este artigo apresenta o design e a avaliação de uma oficina de Scratch realizada no Projeto Jovem Hacker. O Projeto busca maneiras de auxiliar na formação de jovens tendo como base a ética hacker, importante para orientar os alunos a ter um senso crítico e uma ética mais voltada ao compartilhamento de ideias e soluções de software. A oficina descrita poderá ser replicada em outros contextos em que o Scratch for utilizado e o material produzido poderá ser reutilizado e remixado em projetos similares.

Palavras-chave


Pensamento Computacional; Ética Hacker; Scratch

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DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-1654.68953

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X