Aprendizagem Colaborativa e Violência entre Jogadores de League of Legends

Autores

  • Jonathan Bernardes Golart UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Renata Fischer da Silveira Kroeff UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Póti Quartiero Gavillon UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.67988

Palavras-chave:

Espaços de afinidade, Cultura participativa, League of Legends, Violência.

Resumo

Este trabalho busca mostrar que o jogador vivencia, dentro dos espaços de afinidade que circundam o jogo digital, um protagonismo na produção de conhecimento que reforça a participação em espaços de aprendizado colaborativo. A escolha deste tema apoia-se numa posição ético-política, que busca pensar os videogames como objetos culturais e protótipos de novos modos de alfabetização. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada com um jogador profissional de League of Legends, assim como a análise de postagens de jogadores no fórum online Reddit, buscando compreender a relação dos jogadores em comunidade, a criação de laços com outros jogadores, bem como outras formas de aprendizado. Os resultados apontam que mesmo que o jogo tenha conteúdo que representa violência, ou que os jogadores possam ser violentos nas competições dentro do jogo, não há indício de que o mesmo produza violência em outros espaços.

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Biografia do Autor

Jonathan Bernardes Golart, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Renata Fischer da Silveira Kroeff, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutoranda em psicologia social e institucional, UFRGS. Mestre em psicologia social e institucional, UFRGS.

Póti Quartiero Gavillon, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutorando em psicologia social e institucional, UFRGS. Mestre em psicologia social e institucional, UFRGS.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

GOLART, J. B.; KROEFF, R. F. da S.; GAVILLON, P. Q. Aprendizagem Colaborativa e Violência entre Jogadores de League of Legends. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.67988. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/67988. Acesso em: 28 mar. 2024.