Scribblenauts Unmasked: Avaliação do Jogo Digital e seus Aspectos Educativos

Autores

  • Fabiano Naspolini de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luciana Bolan Frigo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.67961

Resumo

A utilização de jogos digitais na educação traz uma coerência ao perfil dos novos alunos que se encontram nas salas de aula. Dessa forma, a fim de contribuir com mais recursos didáticos que tenham relação ao perfil dos novos alunos, este artigo apresenta o jogo digital Scribblenauts Unmasked. São demonstrados os objetivos do jogo, desenvolvimento dele e aspectos técnicos como gráficos, jogabilidade, música, mecanismos e como a diversão foi aplicada nele. Depois, é realizada uma referência entre esses aspectos e a diversão, juntamente aos elementos que o caracterizam como ferramenta educativa. Ao final, é demonstrada uma aplicação do jogo com alunos para o ensino dos conceitos de substantivos e adjetivos e resultados obtidos. O experimento demonstrou o potencial educativo do jogo digital proposto perante os conceitos de substantivo e adjetivo, apresentando que é possível utilizá-lo em sala de aula e prezando por uma aprendizagem mais ativa do conteúdo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Naspolini de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fabiano Naspolini de Oliveira é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do LabTeC. Atua principalmente nas seguintes áreas: jogos didáticos e tecnologias educacionais.

Eliane Pozzebon, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Eliane Pozzebon possui doutorado na Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora de graduação e pós-graduação da UFSC e coordenadora do LabTeC. Atua principalmente nas seguintes áreas: inteligência artificial, jogos computacionais, dispositivos móveis e mulheres na tecnologia.

Luciana Bolan Frigo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Luciana Bolan Frigo possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é docente na UFSC e coordenadora do LabTeC. Atua principalmente nas seguintes áreas: engenharia de software, jogos computacionais, inteligência artificial e mulheres na tecnologia.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

NASPOLINI DE OLIVEIRA, F.; POZZEBON, E.; BOLAN FRIGO, L. Scribblenauts Unmasked: Avaliação do Jogo Digital e seus Aspectos Educativos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.67961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/67961. Acesso em: 28 mar. 2024.