Scribblenauts Unmasked: Avaliação do Jogo Digital e seus Aspectos Educativos

Fabiano Naspolini de Oliveira, Eliane Pozzebon, Luciana Bolan Frigo

Resumo


A utilização de jogos digitais na educação traz uma coerência ao perfil dos novos alunos que se encontram nas salas de aula. Dessa forma, a fim de contribuir com mais recursos didáticos que tenham relação ao perfil dos novos alunos, este artigo apresenta o jogo digital Scribblenauts Unmasked. São demonstrados os objetivos do jogo, desenvolvimento dele e aspectos técnicos como gráficos, jogabilidade, música, mecanismos e como a diversão foi aplicada nele. Depois, é realizada uma referência entre esses aspectos e a diversão, juntamente aos elementos que o caracterizam como ferramenta educativa. Ao final, é demonstrada uma aplicação do jogo com alunos para o ensino dos conceitos de substantivos e adjetivos e resultados obtidos. O experimento demonstrou o potencial educativo do jogo digital proposto perante os conceitos de substantivo e adjetivo, apresentando que é possível utilizá-lo em sala de aula e prezando por uma aprendizagem mais ativa do conteúdo proposto.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X