SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas

Rosana Wagner, Roberto Franciscatto, Liliana Maria Passerino, José Valdeni de Lima, Sidnei renato Silveira

Resumo


Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusiva

Palavras-chave


MOOCs, Tecnologia Assistiva, Solassist, Biblioteca Virtual, Acessibilidade

Texto completo:

PDF

Referências


AAATE. Association for the Advancement of Assistive Technology in Europe. 2003. Disponível em: . Acesso em: 13 de agosto de 2015.

BERSCH, Rita. (2008) Introdução à Tecnologia Assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Ale-gre – RS.

EASTIN. (2015) O que é EASTIN? Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2015.

FLICK. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GETITCORP. Disponível em: https://www.getitcorp.tv/. Acesso em março de 2016.

MANZINI, E. J. (2005) Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. Brasília – DF: Ensaios peda-gógicos: construindo escolas inclusivas, p. 82-86.

MCFEDRIES, P. “I’m in the Mood for MO-OCs”. IEEE SpEctrum. p.30. 2012.

MOTA, INAMORATO(2012) MOOC, uma revolução em curso. Jornal da Ciência. Publicado em 26/11/12

PASSERINO, Liliana Maria ; PEREIRA, A. C. C. Educação, Inclusão e Trabalho: um debate necessário. Educação e Realidade, v. 39, p. 831-846, 2014.

Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. (2015) Conheça o Portal. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2015.

Portale SIVA. (2015). Quem somos nós. Dispo-nível em: . Acesso em: 16 abr. 2015.

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públi-cas. São Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital/EDUFBA, 2012. p. 17-32. Dispo-nível em: . Acesso em: 01 jan. 2014.

SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-1654.65879

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X