ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico

Henrique Benedetto, Maurício Moreira e Silva Bernardes, Roberto Wanner Pires

Resumo


BIM – Building Information Modelling, ou modelagem das informações da construção, tem recebido atenção do mercado de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação pelo potencial de integração da informação e pelo ganho da produtividade proporcionado. Todavia, a demanda por profissionais qualificados expõe a falta do ensino de BIM nos cursos de graduação. Para esta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico a partir de 2010 com foco no ensino de BIM no Brasil. Vários trabalhos foram analisados sob a classificação de “discussão sobre estratégia” e “aplicação de estratégia” para inclusão do ensino de BIM no currículo. Também, foi abordado o ensino de BIM e a sua relação com o ensino de desenho. Observa-se que muito tem sido estudado e discutido a respeito de estratégias para introdução de BIM no ensino de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, porém, muito pouco tem sido reportado a respeito da implementação do paradigma na área acadêmica.

Palavras-chave


Building Information Modelling, Ensino de BIM, Ensino no Brasil

Texto completo:

PDF

Referências


BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Review and analysis of current strategies for planning a BIM curriculum. Proc., CIB W78 2010 27th International Conference. Anais...2010aDisponível em: . Acesso em: 17 nov. 2015

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. BIM teaching strategies: an overview of the current approaches. Proc., ICCCBE 2010 International Conference on Computing in Civil and Building Engineering. Anais... In: ICCCBE2010. Nottingham, UK: W Tizani, 2010b

CASEY, M. J. BIM in education: focus on local university programs. Building Smart Alliance national Conference Engineering & Construction. Anais...Washington , D.C.: 2008

CHECCUCCI, É. DE S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil. Arquitetura, Cidade e Projeto: uma construção coletiva. Anais... In: III ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. São Paulo, SP: 2014

CHECCUCCI, É. DE S.; PEREIRA, A. P. C.; AMORIM, A. L. DE. A DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS BIM POR PESQUISADORES DO BRASIL. TIC 2011. Anais... In: TIC 2011 - ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Salvador / BA: 2011

CHECCUCCI, É. DE S.; PEREIRA, A. P. C.; AMORIM, A. L. DE. Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Ensino de Arquitetura. Proceedings of the XVII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Knowledge-based Design. Anais... In: SIGRADI 2013. Valparaiso, Chile: 2013

DELATORRE, V.; PEREIRA, A. T. C.; MIOTTO, J. BIM: Relatos de aplicação no ensino de arquitetura. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 3, p. 30–37, 2015.

EASTMAN, C. et al. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. 2nd. ed. [s.l.] John Wiley & Sons, 2011.

GODOY, V. H.; CARDOSO, C. F.; BORGES, M. M. BIM: DESAFIOS PARA UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E ENGENHARIA. COBENGE 2013. Anais... In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Gramado, RS: 2013

LI, J. et al. Benefits of building information modelling in the project lifecycle: Construction projects in asia. International Journal of Advanced Robotic Systems, v. 11, n. 1, 2014.

MENEZES, A. M. et al. O IMPACTO DA TECNOLOGIA BIM NO ENSINO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais... In: COBENGE. Belém / PA: 2012

MENEZES, A. M.; PONTES, M. M. BIM e o ensino: possibilidades na instrumentação e no projeto. SIGRADI 2012 Anais. Anais... In: SIGRADI 2012 - FORMA (IN) FORMAÇÃO. Fortaleza, CE: 2012

PEREIRA, P. A. I.; RIBEIRO, R. A. A Inserção de BIM no curso de graduação em Engenharia Civil. Revista Eletrônica Engenharia Viva, v. 1, n. 2, p. 17–30, 2015.

ROMCY, N. M. E S.; CARDOSO, D. R.; MIRANDA, N. M. BIM e Ensino: Experiência Acadêmica Realizada na Universidade Federal do Ceará. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. Anais... In: III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO VI ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Campinas / SP: 2013

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X. DE; MORAIS, M. DE. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente Construído, v. 13, n. 2, p. 151–165, jun. 2013.

SACKS, R.; PIKAS, E. Building information modeling education for construction engineering and management. I: Industry requirements, state of the art, and gap analysis. Journal of Construction Engineering and Management, v. 139, n. 11, p. 4013016, 2013.

SUCCAR, B. Building information modelling framework: A research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, n. 3, p. 357–375, 2009.

TAYLOR, J.; LIU, J.; HEIN, M. Integration of building information modeling (BIM) into an ACCE accredited construction management curriculum. Proceedings of the 44th ASC National Conference. Anais...2008

WONG, K. A.; WONG, K. F.; NADEEM, A. Building Information Modelling for Tertiary Contruction Education in Hong Kong. Journal of Information Technology in Construction, ITcom. v. 16, p. 467–476, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-1654.65263

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X