Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Paulo José Evaristo da Silva, Thaís de Oliveira, Rodrigo Palucci Pantoni

Resumo


Este artigo apresenta as contribuições de um estudo que envolve a integração de Objetos de Aprendizagem ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esses objetos permitem acessibilidade, reusabilidade e interoperabilidade de software. Para garantir esses requisitos funcionais dos objetos, foi utilizado o SCORM para empacotar aplicativos do GeoGebra, tendo como objetivo ampliar as possibilidades de interação do software nos processos educacionais de Matemática. Contudo, conclui-se que a interoperabilidade dos componentes ainda é um desafio na prática, devida as várias versões de sistemas operacionais, navegadores e componentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ADL. Advanced Distributed Learning. SCORM 2004 4rd edition. Version 1.1. 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2013.

ADL. Advanced Distributed Learning. SCORM users guide for programmers. Version 10. 2011. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2013.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 03 ago. 2009.

CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. O software GeoGebra na formação de professores de matemática: uma visão a partir de dissertações e teses. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 1, n. 1, p.42-62, jul./dez. 2012. Semestral.

DEITEL, P. J.; DEITEL, H. Java: como programar. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

DUTRA, R. L. S.; TAROUCO, L. M. R.; PASSERINO, L. Utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para dar suporte à avaliação formativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p.59-70, 2010.

FRANCO, L. R. H. R.; BRAGA, D. B.; RODRIGUES, A. EaD virtual: entre teoria e prática. 2. ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2011.

GEOGEBRA. Geogebra. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2013a.

GEOGEBRA. Tutorial: Creating HTML5 documents with GeoGebraWeb. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2013b.

GONZÁLEZ, L. A. G.; RUGGIERO, W. V. Collaborative e-learning and learning objects. IEEE Latin America Transactions, New York, v. 7, n. 5, p.569-577, set. 2009.

IEEE. Draft standard for learning object metadata. Disponível em: http://ltsc.ieee.org/wg12/files/LOM_1484_12_1_v1_Final_Draft.pdf . Acesso em 01 jun. 2013.

NIENOW, A. L.; BEZ, M. L. Ferramenta de autoria para construção de objetos de aprendizagem para a área da saúde. In: VIII SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA, 8., 2009, Torres, Anais... Torres: ULBRA, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2013.

OLIVEIRA, T. Trigonometria: a mudança da prática docente mediante novos conhecimentos. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Matemática, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

OLIVEIRA, I. L. L. de; GUIMARÃES, S. U.; ANDRADE, J. A. A.. As potencialidades do GeoGebra em processos de investigação matemática: uma análise do desenvolvimento de objetos de aprendizagem da EaD no ensino presencial. In: CONFERêNCIA LATINO AMERICANA DE GEOGEBRA, 1., 2012, São Paulo. Anais... . São Paulo: Puc-sp, 2012. p. 265 - 279. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2016.

POLSANI, P. Use and abuse of reusable learning objects. In: Journal of Digital Information, Texas, v. 3, n. 4., 2003. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2013.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

PULINO FILHO, A. R. Livro do moodle: um sistema de gerenciamento de cursos. Brasília:Universidade de Brasília. 229 p. 2007.

SAMPAIO, R. L.; ALMEIDA, A. R. S. Aprendendo matemática com objetos de aprendizagem. Ciências e Cognição: Revista interdisciplinar de estudos da cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p.64-75, 20 abr. 2010.

SILVA, P. J. E. Construção de Objetos de Aprendizagem em SCORM para Apoio ao Ensino de Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo-Câmpus São João da Boa Vista, São João da Boa Vista, 2013.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE M. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R.. Reusabilidade de objetos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, p. 1-11, fev. 2003. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13628/7697>. Acesso em: 01 jun. 2013.

WILEY, D. A. Conectando objetos de aprendizagem de teoria do design nstrucional: a definição, uma metáfora, e uma taxonomia. O uso instrucional de objetos de aprendizagem (Bloomington, IN: Agência de Tecnologia Educacional). 2002.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X