Financiamento Coletivo: problematizando empreendedorismo, inovação e mecanismos de visibilização
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.48927Palavras-chave:
Financiamento coletivo, Sujeito empreendedor, Inovação, Visibilidade, ConsumoResumo
Este artigo aborda a prática de financiamento coletivo – sistema no qual idealizadores de projetos expõem suas propostas em sites específicos buscando contribuições financeiras para viabilizá-los –, problematizando sua articulação com a lógica capitalista neoliberal. Concepções de Michel Foucault acerca das relações de saber-poder e sobre o neoliberalismo são utilizadas para embasar as reflexões. Focalizamos três aspectos, que de modo inter-relacionado, atravessam essa prática, engendrando modos de ser, conhecer e fazer: a convocação ao empreendedorismo, o incitamento à inovação e os mecanismos de visibilização. Trazemos excertos de textos presentes no site Catarse para discutir, entre outras questões, as relações e tensões entre capital humano e redes sociais na internet, consumo, mercantilização e participação cidadã, aberturas e contradições que esse sistema coloca em jogo.Downloads
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Publicado
2015-07-29
Como Citar
COSTA, B. G.; LORENZI, F. L.; HENNIGEN, I. Financiamento Coletivo: problematizando empreendedorismo, inovação e mecanismos de visibilização. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.48927. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/48927. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos