De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.46499Palavras-chave:
Imagem e Educação, Fotografia e Educação, Stop Motion e Educação, Walter BenjaminResumo
Este artigo apresenta o resultado de experiências com a técnica de animação em stop motion em cursos de formação de professores. As potencialidades da utilização da técnica em contexto educacional são analisadas à luz dos trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Vanessa Schwartz e Jeannene M. Przybyski, entre outros, sobre fotografia, cinema e a imagem na modernidade. São discutidos o surgimento da figura do espectador na modernidade e os impactos da fotografia na subjetividade, na percepção do tempo e da realidade, bem como os conceitos benjaminianos de inconsciente ótico, montagem e imagem dialética. O trabalho discute como a utilização da técnica do stop motion pode favorecer a passagem dos sujeitos da condição de espectadores para a de produtores de imagens, permitindo outra compreensão e tomada de consciência dos usos e sentidos das imagens na cultura contemporânea e em contexto digital, bem como outras experiências de tempo e subjetivação na educação.Downloads
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Publicado
2014-12-28
Como Citar
MONTEIRO, A. V.; SANTI, A. M.; FERREIRA, A. N. de A. C. De espectador à produtor de imagens: seguindo pistas do trabalho com stop motion na Educação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.46499. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46499. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos