Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet

Autores

  • Dilton Ribeiro do Couto Junior Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.46344

Palavras-chave:

Processos comunicacionais, Cibercultura, Imagens digitais, Educação.

Resumo

O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro do Couto Junior, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Pedagogo (UERJ), mestre em educação (ProPEd/UERJ) e doutorando em educação (ProPEd/UERJ). É integrante do grupo de pesquisa IJEC (Infância, Juventude, Educação e Cultura), coordenado pela professora Maria Luiza Oswald.

Downloads

Publicado

2015-07-29

Como Citar

DO COUTO JUNIOR, D. R. Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.46344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344. Acesso em: 16 abr. 2024.