Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.41104Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Redes de Conversação. Sistema Social.Resumo
Este artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.Downloads
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Publicado
2014-06-30
Como Citar
DA ROCHA, K. M.; AXT, M. Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.41104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104. Acesso em: 17 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos