Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.41104

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Redes de Conversação. Sistema Social.

Resumo

Este artigo propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização semipresencial. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional. Professora da Universidade Aberta do Brasil - UFSM. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e graduação em Geografia pelo Centro Universitário Franciscano (1989). Especialização em Interpretação de Imagens orbitais e Sub-orbitais pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano (1998) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).. Membro do Núcleo Editorial da Revista Geografia Ensino & Pesquisa (UFSM/CCNE). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa na Educação, Informática na Educação, Educação a Distância e Geografia, Metodologias de Ensino.

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(1994) Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

DA ROCHA, K. M.; AXT, M. Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.41104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/41104. Acesso em: 17 abr. 2024.