A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância

Autores

  • Andréa Villela Mafra da Silva Instituto Superior de Educação / FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.40844

Palavras-chave:

Aprendizagem. Autonomia. Material didático impresso.

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições e as limitações do uso do material didático impresso no processo de aprendizagem em educação a distância, bem como discorre sobre a potencialidade desse tipo de material na formação do aluno autônomo. Através de uma pesquisa bibliográfica, investigamos a relação entre a elaboração do material didático impresso e a promoção da autonomia do aluno. Concluímos que o material didático deve despertar a automotivação e ter como base o paradigma da autoformação e autonomia. Propomos a criação de materiais didáticos que impeçam um ensino mnemônico para garantir o desenvolvimento de competências necessárias para o estabelecimento de uma atitude autônoma do aluno na interação com o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Villela Mafra da Silva, Instituto Superior de Educação / FAETEC

Andréa Villela Mafra da Silva é professora da graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Educação / FAETEC. Desde 2006 atua como Coordenadora de Tutoria dos Cursos de Pós Graduação na CEAD / UNIRIO. Foi coordenadora de Campo do Plano de Ações Articuladas no Estado do Rio de Janeiro - MEC / FNDE (2009 - 2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Autora de materiais didáticos impressos para Educação a Distância. Autora de livros na área da Educação.  Membro do grupo de pesquisa LOGOS / CNPq.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

MAFRA DA SILVA, A. V. A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.40844. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844. Acesso em: 19 abr. 2024.