‘Emergência’ e a Aprendizagem de (Professores de) Línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Rafael Vetromille-Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE
  • Margarete Axt UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.3010

Palavras-chave:

Formação de professores de línguas, Sistemas complexos, Ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na Educação, novos paradigmas, ferramentas e ações docente/discente vêm sendo debatidos. Dentro da discussão estão as comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs), que compõem o espaço onde a interação pode ocorrer. CVAs são formadas em variados meios, como as plataformas para EaD, que surgem como meio privilegiado por professores/instituições, por agruparem recursos, facilitarem a organização de materiais e possibilitar – em certo grau – segurança/controle de informações. Porém, tais plataformas per se não asseguram sucesso na aprendizagem, ainda que ofereçam ferramentas para interação interindividual. A constituição e a manutenção das CVAs estão ligadas não somente a elementos e ferramentas que constituem a prática pedagógica, mas sobretudo à proposta que permeia ações e usos dos recursos. Nesse cenário, observamos como duas CVAs se constituíram em curso on-line sobre elaboração de materiais/CALL. Como suporte à análise, empregamos especialmente duas teorias ligadas ao paradigma da Complexidade e do Caos: a teoria das trocas qualitativas e a Emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE

* Professor de inglês como língua estrangeira * Mestre em Lingüística Aplicada (UCPel) * Doutor em Informática na Educação (UFRGS)

Downloads

Publicado

2007-12-16

Como Citar

VETROMILLE-CASTRO, R.; AXT, M. ‘Emergência’ e a Aprendizagem de (Professores de) Línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.3010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3010. Acesso em: 28 mar. 2024.