‘Emergência’ e a Aprendizagem de (Professores de) Línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.3010Palavras-chave:
Formação de professores de línguas, Sistemas complexos, Ambientes virtuais de aprendizagemResumo
Com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na Educação, novos paradigmas, ferramentas e ações docente/discente vêm sendo debatidos. Dentro da discussão estão as comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs), que compõem o espaço onde a interação pode ocorrer. CVAs são formadas em variados meios, como as plataformas para EaD, que surgem como meio privilegiado por professores/instituições, por agruparem recursos, facilitarem a organização de materiais e possibilitar – em certo grau – segurança/controle de informações. Porém, tais plataformas per se não asseguram sucesso na aprendizagem, ainda que ofereçam ferramentas para interação interindividual. A constituição e a manutenção das CVAs estão ligadas não somente a elementos e ferramentas que constituem a prática pedagógica, mas sobretudo à proposta que permeia ações e usos dos recursos. Nesse cenário, observamos como duas CVAs se constituíram em curso on-line sobre elaboração de materiais/CALL. Como suporte à análise, empregamos especialmente duas teorias ligadas ao paradigma da Complexidade e do Caos: a teoria das trocas qualitativas e a Emergência.Downloads
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Publicado
2007-12-16
Como Citar
VETROMILLE-CASTRO, R.; AXT, M. ‘Emergência’ e a Aprendizagem de (Professores de) Línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.3010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3010. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos