Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.26104Palavras-chave:
Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.Resumo
O artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-27
Como Citar
LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.26104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos