Construção Colaborativa do Conhecimento com Objetos de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

  • Antônio Luiz Mattos de Souza Cardoso UFBA
  • Teresinha Fróes Burnham UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.2485

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Objeto de aprendizagem, Inteligência Artificial

Resumo

É apresentado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), chamado Hospital Educacional, que aplica recursos de Inteligência Artificial e ludicidade para apoiar o professor e estimular os alunos na construção e difusão do conhecimento, de maneira colaborativa, através de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. O Hospital Educacional, além de ser um AVA, é um repositório de Objetos de Aprendizagem criados pelos alunos, onde estes objetos são compartilhados livremente para escrever textos (artigos) e para preparação de aulas pelos usuários do ambiente.

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Biografia do Autor

Antônio Luiz Mattos de Souza Cardoso, UFBA

. Graduação Ciência Computação - UFSCar 1988 . Mestrado Informática- UFES 2003 . Doutorando Educação FACED-UFBA . prof. Assistente DE CEFET-BA 2004-2005 . prof. Assistente DE EA-UFBA 2005... Departamento de Sistemas e Processos Gerenciais - Escola de Administração . Coordenador curso de Administração modalidade a Distância, pela UAB-UFBA

Teresinha Fróes Burnham, UFBA

graduação em História Natural pela Universidade Católica do Salvador (1968) , mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1976) , doutorado em Doutorado em Filosofia pela University of Southampton (1982) e pos-doutorado pela University of London (1997) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora de rede de pesquisa da Universidade Federal da Bahia e Consultor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

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Publicado

2007-06-16

Como Citar

CARDOSO, A. L. M. de S.; BURNHAM, T. F. Construção Colaborativa do Conhecimento com Objetos de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.2485. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2485. Acesso em: 19 abr. 2024.