Fotografias co-produzidas da situação de trabalho: imagens em ato da atividade em saúde

Autores

  • Miguel Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Osório Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12447

Palavras-chave:

Atividade. Subjetividade. Dispositivo. Análise do Trabalho.

Resumo

Neste artigo discutimos a complexidade relacional que é o trabalhar em saúde, com forte prescrição sobre a subjetividade e um possível dispositivo para a análise desta atividade. Em seguida, aproximando Yves Clot, Gilles Deleuze e Félix Guattari, enfatizamos a atividade laboral como um processo no qual emergem, ao mesmo tempo, trabalhador e trabalho em um plano de atravessamento heterogêneo de forças. Ao final, analisamos a Oficina de Fotos, conforme efetivada por nossa equipe de pesquisa, como um dispositivo potente de uso da experiência como fonte de novas experiências, redescobrindo a atividade, deslocando o pesquisador e o pesquisado de seus lugares instituídos, o que amplia o poder/saber de ambos e instrumenta uma nova ferramenta para a análise das atividades de trabalho, dando ênfase à pesquisa da subjetividade conforme instrumentada na ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia pela UFF, Psicólogo do Trabalho e membro do Núcleo de Humanização do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira/UFRJ.

Claudia Osório, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2011-09-27

Como Citar

MAIA, M.; OSÓRIO, C. Fotografias co-produzidas da situação de trabalho: imagens em ato da atividade em saúde. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.12447. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12447. Acesso em: 28 mar. 2024.