Uma plataforma de hospedagem baseada na Web para máquinas pedagógicas

Autores

  • Nuno Gaspar University of Beira Interior
  • Simão Melo de Sousa University of Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12154

Palavras-chave:

Máquinas virtuais. Plataforma pedagógica web. Compiladores, Educação, Instrução assistida por computador. Métodos de ensino.

Resumo

Dificuldades na implantação multi-plataforma e utilização pedagógica das máquinas virtuais podem ter um impacto prejudicial no sucesso de um curso de cons- trução de compiladores. Este artigo apresenta um curso de construção de compiladores de suporte de plataforma, que aborda essa questão. A plataforma proposta é baseada na web, onde máquinas virtuais são acessadas remotamente através de um navegador e pela utilização adequada dos serviços na web. Além disso, ambas as versões de linha de comando e interface gráfica de usuário são suportadas. Além de portabilidade e problemas de manutenção, uma característica interessante do projeto de arquitetura é a sua capacidade de integrar facilmente novas máquinas virtuais. Como prova conceitual, vamos mostrar alguns resultados preliminares sobre a integração de duas máquinas virtuais muito diferentes, que são utilizadas em cursos de constru- ção de compiladores, em universidades portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-22

Como Citar

GASPAR, N.; DE SOUSA, S. M. Uma plataforma de hospedagem baseada na Web para máquinas pedagógicas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12154. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12154. Acesso em: 28 mar. 2024.