Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos

Autores

  • Victoria Eyharabide ISISTAN – UNICEN – CONICET
  • Isabela Gasparini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Schiaffino ISISTAN – UNICEN – CONICET
  • Marcelo Pimenta Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Analía Amandi Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12150

Palavras-chave:

Educação a Distância. Aprendizagem Apoiada pelo Computador. Aprendizagem Assistida. Mode- los de aprendizagem. Personalização. Perfis culturalmente contextualizados.

Resumo

A personalização em sistemas de e-learning é fundamental, uma vez que esses são utilizados por uma grande variedade de alunos, com características diferentes. Há várias abordagens que visam personalizar ambientes e- learning. No entanto, esses se concentram principalmen- te na tecnologia e / ou em detalhes da rede, sem levar em consideração os aspectos contextuais. Eles consideram apenas uma versão limitada do contexto, proporcionando personalização. Em nosso trabalho, o objetivo é melhorar a personalização do ambiente de aprendizagem e-learning, fazendo uso de uma melhor compreensão e modelagem do contexto educacional e tecnológico do usuário, utilizando ontologias. Mostramos um exemplo do uso da nossa pro- posta no sistema AdaptWeb, na qual o conteúdo e as re- comendações de navegação fornecidas dependem do con- texto do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-22

Como Citar

EYHARABIDE, V.; GASPARINI, I.; SCHIAFFINO, S.; PIMENTA, M.; AMANDI, A. Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12150. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12150. Acesso em: 28 mar. 2024.