Autoria Coletiva em Ambiente Informatizado na Perspectiva da Formação de Professores em Língua Inglesa

Autores

  • Janete Sander Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11581

Palavras-chave:

Professor – Formação – Língua inglesa. Ambiente de aprendizagem – Ambiente computacional. Autoria coletiva. EquiText. Bakhtin, Mikhail Mikhailovich.

Resumo

Foi estudada interdisciplinarmente a autoria coletiva, em ambiente informatizado na Web, de professores em formação (graduação e extensão) da língua inglesa como lingual estrangeira. O estudo foi vinculado às linhas de pesquisa “Interfaces Digitais em Educação: Arte, Linguagem e Cognição”, do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e ao grupo de estudos da interação dialógica e as tecnologias, do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, LELIC, com base em teorias da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin. O EquiText, ferramenta de escrita colaborativa na Web e/ou ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido nesta universidade, proporcionou três experimentos: dois, na Instituição de Ensino Superior 1, IES 1, com estudantes voluntários da Licenciatura em Língua Inglesa; e um terceiro, na IES 2, com professores de inglês em serviço. Além do objetivo geral de verificar as possibilidades de autoria coletiva no EquiText, os objetivos específicos analisaram as relações dialógicas que os participantes da pesquisa estabeleceram: i) com o EquiText, em referência a manifestações procedurais-simbólicas; ii) entre si (com o outro), em referência a manifestações interacionais; e, iii) com o texto, em referência a manifestações na construção textual independente da proficiência na língua inglesa. Os pressupostos teóricos foram os conceitoschave: o enunciado, as relações dialógicas, o texto, conforme Bakhtin; e a presencialidade, conforme Axt. Os textos foram analisados em três planos: das ações nas relações dialógicas procedurais, interacionais e textuais. Os resultados apontam para as possibilidades de constituição de um autêntico espaço-tempo de produção de autoria coletiva, a partir da conjunção feliz de, pelo menos, duas condições: um espaço-tempo tecnológico de escrita colaborativa (o EquiText); um espaço-tempo pedagógico constituído pelos princípios da interação dialógica, simultanemente atualizável, nos três planos das manifestações procedurais, das interações entre os participantes, e das relações com o próprio texto colaborativo em construção. O plano da tese abarcou cinco seções: (1) da apresentação; (2) da língua inglesa, a língua inglesa escrita, e a língua inglesa e as tecnologias de informação e comunicação; (3) da apresentação do autor principal, teoria de referência e conceitos básicos utilizados; (4) bda metodologia da pesquisa, procedimentos e análises; e (5) das considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

COSTA, J. S. Autoria Coletiva em Ambiente Informatizado na Perspectiva da Formação de Professores em Língua Inglesa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11581. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11581. Acesso em: 17 abr. 2024.