Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Autores

  • Paula Patrícia Barbosa Ventura Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11344

Palavras-chave:

Relações Interpessoais, Educação a Distância, Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Esse estudo teve como objetivo investigar as relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). A pesquisa foi realizada com 18 alunos do 3º semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português, da Universidade Federal do Ceará, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no semestre 2008/2. Utilizou-se como método de pesquisa o etnográfico e os princípios da etnografia virtual. Nos resultados, foram elencadas quatro subcategorias: amizade, informalidade, incentivo e agradecimento. Os resultados obtidos se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Patrícia Barbosa Ventura, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga (UFC), Especialista em Informática Educativa (UFC) e Mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas áreas: Informática na Educação, Educação a Distância e Formação de Professores. E-mail: paula@virtual.ufc.br

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

BARBOSA VENTURA, P. P. Relações Interpessoais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.11344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11344. Acesso em: 28 mar. 2024.