A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer

Autores

  • Jaqueline Tittoni
  • Renata Ghisleni de Oliveira
  • Paula Marques PPGPSI-UFRGS
  • Grace Tanikado

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.10467

Palavras-chave:

fotografia, modos de subjetivação, pesquisa acadêmica

Resumo

Este estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação.

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Publicado

2011-06-27

Como Citar

TITTONI, J.; GHISLENI DE OLIVEIRA, R.; MARQUES, P.; TANIKADO, G. A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.10467. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467. Acesso em: 28 mar. 2024.